Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Editais de concursos não podem vetar tatuagens

STF decide que a restrição ligada à simples existência de tatuagem é inconstitucional.

Publicado por Rommel Andriotti
há 8 anos

Saiu no último informativo do STF a recente decisão daquele Tribunal no sentido de que os editais de concursos públicos não podem prever restrições com relação a candidatos com tatuagem. A decisão representa um avanço em termos de isonomia e igualdade entre os candidatos.

Realmente, não faz sentido vedar o acesso das pessoas aos cargos públicos unicamente por conta de algo perfeitamente aceito na sociedade e que não afronta qualquer princípio jurídico. Ponto para o STF.

Trecho da decisão:

Editais de concurso público não podem estabelecer restrição a pessoas com tatuagem, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais. STF. Plenário. RE 898450/SP, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 17/8/2016 (repercussão geral) (Info 835).

  • Sobre o autoradvocacia séria e comprometida
  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações165
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/editais-de-concursos-nao-podem-vetar-tatuagens/382352697

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)